ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE AUTISTA

REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Ensino, Promoção da Saúde

Resumo

A crescente incidência de diagnósticos para Transtornos de Neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), exige da escola uma reorganização, que englobe seus aspectos pedagógicos, estruturais e tecnológicos, em busca da promoção de um ambiente inclusivo. Diante disto, surge uma inquietação: “Quais as estratégias de ensino estão sendo utilizadas na promoção da saúde da criança e adolescente autista?”. Portanto, este estudo consiste em uma Revisão Integrativa de Literatura acerca desta temática. Investigaram-se publicações das bases de dados BIREME, Scielo e PubMed, entre 2014 e 2018. Foram encontrados 876 artigos e, após leitura por pares e seleção de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, seis estudos foram submetidos à análise crítica, elencando-se quatro eixos para discussão: I. Intervenção, II. Equipe Multiprofissional, III. Família e cuidadores e IV. Escola e Material didático. Todos os estudos apuram, paralelamente às intervenções, a percepção dos pais sobre a evolução dos filhos, destacando o caráter indissociável das esferas “família”, “escola” e “equipe multiprofissional” para o desenvolvimento adequado da criança com TEA, de modo que os representantes de cada esfera apoiem-se mutuamente. Desta maneira, sessões para discussão de temas relacionados à promoção da saúde, apoiadas por profissionais especializados, com estabelecimento de metas semanais, podem auxiliar no desempenho social da criança ou adolescente com TEA. Ainda, a utilização da modelagem de vídeo e outras modalidades tecnológicas, baseadas na repetição da ação e a promoção da atividade física, podem estimular a criança a reproduzir o comportamento de saúde.

Biografia do Autor

Ana Jessily Camargo Barbosa, UNIOESTE

Enfermeira. Mestre em Ensino pela Unioeste.

Maria de Lourdes de Almeida, UNIOESTE

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFPR. Docente da Unioeste.

Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho, UNIOESTE

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP/USP. Docente da Unioeste.

Rosane Meire Munhak da Silva, UNIOESTE

Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP/USP. Docente da Unioeste.

Adriana Zilly, UNIOESTE

Bióloga. Doutora em Ciências pela UEM. Docente da Unioeste.

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Publicado

2024-03-04

Edição

Seção

Sociais e Humanidades