SOBERANIA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA: TECENDO NARRATIVAS

Autores

Resumo

A soberania alimentar de um povo indica que ele é autônomo na produção, distribuição e comercialização de seu alimento além deste atender às necessidades nutricionais exigidas para uma vida saudável. É um conceito criado em 1996 pela Via Campesina. Agroecologia é uma ciência em construção, cujo termo foi utilizado pela primeira vez em 1928 e retomado nos anos 1980. O presente estudo tem como objetivo apresentar  a análise de alguns documentos científicos e public reports analisados tendo como base os temas agroecologia e soberania alimentar. A revisão foi realizada em duas bases de dados, o Scielo® e o Agris(FAO), no período compreendido entre os anos 2000 e 2020. Por querermos analisar em profundidade estes temas, principalmente territorializando os mesmos na América Latina, optamos por analisar todos os 21 documentos reportados nestas bases de dados. Quase a totalidade dos estudos relacionava a soberania alimentar à dimensão política da agroecologia, à projetos realizados por organismos internacionais e governos locais, demonstrando o caráter político e social da soberania alimentar enquanto componente integral da agroecologia.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Lourenço da Silva, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Engenharia Agronômica (UFSM, 2015), mestrado em Extensão Rural (UFSM, 2017), doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (UPF). Técnica Agrícola (ETA, 1997). Exerceu o cargo de Extensionista Rural na Ascar-Emater/RS (2001-2009). Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Agroecologia, Agrobiodiversidade, Horticultura, Extensão e Desenvolvimento Rural e Sistemas Orgânicos de Produção. Membra do GT de Agroecología Política CLACSO 2019-2022. Atualmente é Vice-presidenta Sul da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) gestão 2019-2021.

Claudia Petry, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), mestrado em D E A Jardin Paysage Territoire - Ecole d'Architecture Paris La Villette / Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1999), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e doutorado em Geografia - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (2003). É professora titular da Universidade de Passo Fundo. Orienta no PPGAGRO e no PPGCiAmb.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Paisagismo, Agroecologia, Horticultura ornamental e medicinal, atuando principalmente nos seguintes temas: apreciação do espaço, estudo da paisagem, jardins, projeto paisagístico, hortiterapia, espécies nativas, agroecologia, propagação e ecofisiologia de plantas ornamentais, medicinais e aromáticas. Em 2012-2013 realizou seu estágio pós-doutoral na Université de Poitiers (Laboratoire Ruralités), França, com bolsa PDE do CNPq, no tema AGROECOLOGIA (Les paysages de production biologiques dans le Poitou-Charentes). A partir de 2014, coordena na UPF o Núcleo de Estudos em Agroecologia do Planalto Médio Gaúcho, com projeto aprovado pelo CNPq, em parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas (CETAP), Cooperativa mista e de trabalho alternativa (Coonalter)/Feira Ecológica de Passo Fundo e Núcleo Planalto da Rede Ecovida.

Downloads

Publicado

2021-09-23

Edição

Seção

Meio Ambiente e Agrárias