A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS TEMÁTICAS E CONSTITUIÇÃO DE AMOSTRAS
Resumo
Resumo
Apresentamos neste trabalho breve análise sobre a escolha de temas e constituição das amostras utilizadas nas pesquisas em ensino de ciências. Nesta pesquisa optamos por analisar dissertações defendidas em um programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa Ensino de ciência e Educação matemática de uma instituição de ensino superior do oeste do Paraná. Como metodologia de análise optamos pela análise de conteúdo e de documentos de Bardin. Os trabalhos foram categorizados de acordo com a temática, assim emergiram três categorias. Quanto as amostras/sujeitos as análises resultaram em onze categorias. Os resultados demostram o interesse e/ou as angústias dos pesquisadores no que se refere as percepções ou concepções do público sobre a ciência. Quanto aos procedimentos a base é a pesquisa qualitativa com diferentes métodos de constituição de dados assim como metodologias de análise. Quanto as amostras utilizadas, o foco são principalmente alunos e professores da escola básica, apesar disso alguns outros profissionais envolvidos na educação estão presentes. Tal condição indica novos direcionamentos e/ou entendimentos da educação em ciências levanta ainda questões sobre o papel social da pesquisa em ensino de ciência de maneira global.
Palavras-Chave: Pesquisa, Ensino de Ciências, metodologia da pesquisa.