A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS TEMÁTICAS E CONSTITUIÇÃO DE AMOSTRAS

Autores

Resumo

Resumo

 

Apresentamos neste trabalho breve análise sobre a escolha de temas e constituição das amostras utilizadas nas pesquisas em ensino de ciências. Nesta pesquisa optamos por analisar dissertações defendidas em um programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa Ensino de ciência e Educação matemática de uma instituição de ensino superior do oeste do Paraná. Como metodologia de análise optamos pela análise de conteúdo e de documentos de Bardin. Os trabalhos foram categorizados de acordo com a temática, assim emergiram três categorias. Quanto as amostras/sujeitos as análises resultaram em onze categorias. Os resultados demostram o interesse e/ou as angústias dos pesquisadores no que se refere as percepções ou concepções do público sobre a ciência. Quanto aos procedimentos a base é a pesquisa qualitativa com diferentes métodos de constituição de dados assim como metodologias de análise. Quanto as amostras utilizadas, o foco são principalmente alunos e professores da escola básica, apesar disso alguns outros profissionais envolvidos na educação estão presentes. Tal condição indica novos direcionamentos e/ou entendimentos da educação em ciências levanta ainda questões sobre o papel social da pesquisa em ensino de ciência de maneira global.

Palavras-Chave: Pesquisa, Ensino de Ciências, metodologia da pesquisa.

Biografia do Autor

Queli Ghilardi Cancian

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Faculdade Assis Gurgacz (2016) ; graduação em Educação Física (Bacharela) pelo Centro Universitário FAG (2017) e graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2011). Pós Graduação " Lato Sensu " em Psicomotricidade pela Faculdade São Braz (2017). Pós Graduação " Lato Sensu " em Neuroaprendizagem pela Faculdade São Braz (2017). Publicação de Artigo em revistas,capitulo de livro e anais, resumos expandidos e banners em anais de eventos. Estágio na educação especial. Mestranda pelo Programa de pós-graduação em Educação, linha Formação de Professores, processo de Ensino e Aprendizagem, Universidade do Oeste do Paraná - Cascavel/Pr. Experiência na área de Administração, Experiência em grupos especiais com ênfase em desenvolvimento motor e qualidade de vida, expência como mediadora e avaliadora, atuação na área das ciências humana e ciências biologicas. 

Downloads

Publicado

2021-09-23

Edição

Seção

Sociais e Humanidades