CONCEITOS DE ACESSIBILIDADE E VITALIDADE URBANA NA PRAÇA PARIGOT DE SOUZA EM CASCAVEL – PR

Autores

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar as condicionantes de vitalidade urbana e acessibilidade na Praça Parigot de Souza, em Cascavel – PR. Avaliando os fatores como frequência e experiência criada pelos usuários do ambiente. Primeiramente foram introduzidos os conceitos gerais sobre acessibilidade e vitalidade urbana, tais quais foram utilizados para a base metodológica na análise da Praça Parigot de Souza. Em seguida, foram apresentadas as informações gerais sobre a Praça Parigot de Souza, como localização, tamanho, frequência, e mobiliários urbanos. Nas próximas etapas ocorreram a apresentação das características atuais do ambiente como estudo de caso, considerando as metodologias a serem aplicadas e seguindo a seguinte problemática: A praça Parigot de Souza atende aos conceitos de acessibilidade e vitalidade urbana? Verificou-se através da observação e pesquisas, que a Praça Parigot de Souza é um lugar vital urbano para a cidade de Cascavel, através dos elementos como o espaço proporcionado, eventos promovidos e mobiliário urbano estruturado, porém de forma a proporcionar a acessibilidade a todos, não é critério priorizado na estruturação. Mesmo não promovendo acessibilidade a todos, a Praça cria um vínculo de experiência com seus usuários. Conclui-se então que a praça deve ser um elemento essencial para a existência humana no meio urbano, criando espaços vitais dentro das cidades e promovendo igualdade acessível a todos.

 

Palavras-Chave: Vitalidade urbana, acessibilidade, condicionantes.

Biografia do Autor

Andressa Carolina Ruschel, Centro Universitário Assis Gurgacz

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE / Campus de Toledo (2016). Especialista em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental pelo Centro Universitário FAG em Cascavel - PR (2017). Arquiteta e Urbanista graduada pelo Centro Universitário FAG em Cascavel - PR (2012). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional. Professora titular no Centro Universitário FAG em Cascavel - PR, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, das disciplinas relacionadas ao Urbanismo e Planejamento Urbano. Áreas de atuação: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo; Planejamento Urbano e Regional; Serviços Urbanos e Regionais; Sustentabilidade; Smart City; Educação e Metodologias Ativas.

Ana Gabriela Rigo Borges, Centro Universitário Assis Gurgacz

Arquiteta e Urbanista pelo Centro Universitário FAG, mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-03