NEOANTROPOFAGISMO: TEATRO CÔMICO DE MENANDRO AO CONTEMPORÂNEO DE DIAS GOMES
Resumo
O presente artigo traz aos estudos comparativos uma intertextualidade, entre alguns aspectos familiares, impostos nas obras O Misantropo – do autor e propulsor da Comédia Nova (NÉA) – Menandro e do mestre do “realismo-fantástico”, Dias Gomes, em sua obra Saramandaia – originalmente chamada de “Quando os Homens Criam Asas”. Nessa concepção, buscamos trazer à frente as semelhanças entre o conservadorismo familiar da época em que a NÉA se sobressaía até o teatro contemporâneo, embasada, principalmente, na obra de Dias Gomes. São salientadas, principalmente, as discordâncias entre as facções familiares quando são expostas às afrontas de um relacionamento sem concessão do estado patriarcal, este, por sua vez, sempre tentando trazer o resgate da família tradicional aos seus costumes. A comparação tem por intuito trazer a reminiscência desses traços tão pluralizados intrínsecas nas duas obras analisadas. Também foram elucidados alguns aspectos neoantropofágicos (nova absorção de culturas) entre a cultura Grega, em seu teatro antigo, e o Teatro Contemporâneo a partir do pragmatismo inserido nessas duas épocas e culturas distintas.