A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL NA PUBLICIDADE CONTEMPORÂNEA

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Resumo

A teoria econômica tradicional é fundamentada sobre o alicerce de que pessoas tomam decisões – sejam elas pessoais ou mercadológicas - de maneira racional e, em grande parte dos casos, utilitarista. Em outras palavras, age-se como maximizadores do próprio bem-estar, hedônicos priorizamos as escolhas capazes de nos fazer bem em um curto espaço de tempo em detrimento daquelas mais sacrificantes e menos imediatistas. Como contraponto, a economia comportamental entende a presença inegável deste quê de racionalidade do modus operandi da mente humana, no entanto aponta algumas ineficiências desta racionalidade, aponta como ela é capaz de pregar peças, e evidencia como esta é quase sempre influenciada por fatores heterônomos, que fogem ao controle, como as emoções e inclinações. O presente artigo parte deste debate de teses não divergentes, mas complementares, a fim de buscar extrair ferramentas teóricas e/ou pragmáticas da lógica econômica comportamental passíveis de auxiliarem na produção e atividade publicitária.

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Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Sociais e Humanidades