REFLEXÕES SOBRE OS DESCRITORES D8 E D12 DA PROVA BRASIL: UMA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES PARA O 5º ANO A PARTIR DE POESIAS DE NARLAN MATOS
Resumo
Neste artigo, apresentamos reflexões e propostas de atividades que contemplam os descritores D8 e D12 da Prova Brasil, a partir de poesias de Narlan Matos. Para tanto, pretendemos aproximar teorias das áreas de Pedagogia e Letras - Língua Portuguesa, com o objetivo de compreender como as poesias de Narlan Matos podem ser trabalhadas com alunos do 5º ano do ensino fundamental, para que os alunos compreendam conteúdos relacionados aos Descritores D8 e D12, da Prova Brasil. O trabalho se justifica, uma vez que atividades relacionadas aos descritores podem contribuir para que os alunos aprimorem seu desempenho durante a Prova Brasil. Além disso, a escolha por Narlan Matos faz-se em razão da necessidade de divulgar o trabalho de um poeta contemporâneo brasileiro, que vive no exterior (EUA) e possui seu trabalho reconhecido internacionalmente, mas ainda é pouco difundido no Brasil. Assim, utilizamos como método para a produção deste artigo a Pesquisa Bibliográfica, seguindo as orientações da Linguística Textual sobre coerência e coesão, além das orientações de Brasil (2008) sobre os descritores, entre outros autores. Realizamos, também, análise qualitativa de poesias de Narlan Matos, seguida de propostas de atividades que exploram as análises das poesias e os descritores D8 e D12. O desenvolvimento deste artigo demonstra a possibilidade do desenvolvimento de atividades em sala de aula que contemplem os descritores da Prova Brasil e demais exercícios de reflexão e interpretação textual.