ANÁLISE DE MATERIAL INFORMATIVO SOBRE DISLEXIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo descrever e comparar materiais informativos sobre dislexia a partir de categorias de análise previamente definidas. Apesar da existência de dados robustos acerca da dislexia, seu desconhecimento ainda prevalece na família e na escola. Os materiais informativos sobre dislexia destacam-se como uma fonte de orientações sobre como lidar com alunos com este transtorno, e também outras necessidades educacionais especiais. Foram coletados materiais informativos sob a forma manual, cartilha, guia ou conjunto de orientações em sites de associações e institutos brasileiros destinados ao atendimento, pesquisa e intervenção com pessoas com necessidades educacionais especiais. A análise dos materiais informativos foi feita por meio da identificação de similaridades, diferenças e lacunas na apresentação do conteúdo referente às categorias selecionadas. Verificou-se que os materiais, justificam sua criação pela importância do debate sobre a inclusão escolar no Brasil, destacando-se no conteúdo a categoria métodos de intervenção para escola e professores, como as adaptações nas atividades gerais em sala. Aponta-se a necessidade de todas as adaptações estarem atreladas ao plano de ensino individualizado do aluno, devendo partir sempre de uma minuciosa avaliação pedagógica ou psicopedagógica de suas habilidades. As informações e recomendações contidas nos materiais podem auxiliar o professor a efetivar uma prática pedagógica adequada com os alunos disléxicos, desde que haja conhecimento suficiente sobre inclusão, dislexia, metodologias de ensino apropriadas e adaptações. Todos esses elementos estão diretamente ligados ao conhecimento do aluno, fundamental para possibilitar uma educação, de fato, inclusiva.