VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA E SEUS EFEITOS NA PRODUÇÃO DE FEIJÃO-CAUPI EM UM MUNICÍPIO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO

Autores

Resumo

As atividades agrícolas do Semiárido do Brasil mostram-se extremamente dependentes de fatores climáticos para a obtenção de produções satisfatórias, no entanto, essa região apresenta alta variabilidade pluviométrica na maioria dos anos, sendo assim necessário compreender o grau de influência dessa variável sobre os cultivos agrícolas, como o feijão-caupi. Nesse sentido, o presente estudo objetivou analisar a evolução da produção de feijão-caupi no munícipio de Boa Ventura, Paraíba, entre os anos de 2002 e 2016, associando-se os resultados obtidos com a precipitação pluviométrica local. Para tanto, realizaram-se correlações lineares entre os dados de precipitação e as variáveis de produção, assim como entre essas variáveis. Posteriormente realizou-se uma Análise de Componentes Principais (ACP). Os resultados evidenciaram correlação positiva da precipitação pluviométrica sobre todas as variáveis analisadas. A produção de feijão no município apresentou forte redução temporal, principalmente a partir de 2012. Mesmo em anos com precipitação normal ou acima da média climatológica, a produtividade do feijão-caupi em Boa Ventura mostrou-se baixa. A ACP registrou 91,8% de explicação nos dois primeiros eixos e demonstrou a forte correlação das variáveis analisadas com a precipitação. Com base nos resultados encontrados, torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias de produção para essa cultura que diminuam a dependência dos fatores climáticos sob suas variáveis de produção, além de se buscar a tecnificação desse segmento. 

Biografia do Autor

Igor Revelles Gomes Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba e atualmente Mestrando em Engenharia Ambiental na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Maciel Rocha da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba.

Paulo Henrique de Almeida Cartaxo, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo e Mestrando em Agronomia na Universidade Federal da Paraíba.

Kennedy Santos Gonzaga, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutorando em Agronomia na Universidade Federal da Paraíba.

Andressa Kamila Souza Alves, Universidade Federal da Paraíba

Engenheira Agrônoma e Mestre em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba.

João Paulo de Oliveira Santos, Universidade Federal da Paraíba.

Engenheiro Agrônomo (UFPB), Mestre em Engenharia Ambiental (UFRPE) e Doutorando em Agronomia na Universidade Federal da Paraíba.

Luis Eugênio Lessa Bulhões, Universidade Federal de Alagoas

Engenheiro Agrônomo e Mestrando em Produção Vegetal na Universidade Federal de Alagoas

Daniel Duarte Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado I do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

2021-09-23

Edição

Seção

Meio Ambiente e Agrárias