EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA CULTURA DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa que objetivou investigar o papel da educação permanente, na promoção da cultura de qualidade e segurança do paciente, evidenciada na literatura. A base de dados utilizada foi a Biblioteca Virtual em Saúde-BVS. Foi aplicada a seguinte estratégia de busca: “educação permanente AND qualidade e segurança do paciente”. Os critérios de inclusão foram: texto completo disponível, idioma português e período de publicação entre 2014 a 2018. A amostra foi composta de 6 artigos. Como resultados percebe-se a preocupação com a capacitação profissional para minimização de erros relacionados à assistência. Pode-se concluir que o papel da educação permanente para promoção da qualidade e segurança do paciente, se dá através das arestas que são aparadas pelas ações educativas, pois quanto mais preparado e qualificado o profissional, menor a chance de ocorrência de danos relacionados à assistência a saúde.

Biografia do Autor

Fabiane Frigotto de Barros, FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE

Enfermeira. Especialista em pediatria e cuidados intensivos neonatais. Mestre em ensino nas ciências da saúde. Docente da Faculdades Pequeno Príncipe.

Jéssica Guedes, FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE

Enfermeira. Mestranda em ensino nas ciências da saúde pela Faculdades Pequeno Príncipe.

Elaine Rossi Ribeiro, FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE

Enfermeira, mestre em ensino, mestre e doutora em clínica cirúrgica, Docente do Programa de Ensino em Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe

Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Sociais e Humanidades