PERFIL DE ATENDIMENTO EM UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO EM UM MUNICÍPIO DO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Luciana Osório Cavalli
  • Hugo Ogassawara Bioni
  • Alberto Fernando Shigueaki Takahashi
  • Juliana Morandini de Souza
  • Dionas Davila Guisolfi

Resumo

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) foram criadas em 2003 pelo Ministério da Saúde na Política Nacional de Urgência e Emergência. Com essa criação fez-se necessária a adoção de protocolos de atendimento realizados pelas UPAs em todo Brasil, nos quais foram estabelecidas normas de acordo com a Portaria n°10, a qual prevê regras para o funcionamento das unidades de Emergência no Brasil. O código mais utilizado e que será, também, alvo de estudo é o Protocolo de  Manchester. Objetivo: Avaliar o perfil de atendimento realizado pelas Unidades de Pronto Atendimento da cidade de Cascavel-PR. Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo de corte transversal, realizado com dados retirados do sistema IPM utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel-PR, que foram atendidas nas UPAs no período de Janeiro de 2017 até Dezembro de 2017. Resultados: Foram analisados 177.465 atendimentos realizados e separados conforme a classificação de risco de acordo com o protocolo de Manchester nas 3 UPAs do município. E, também, foram verificados 131.669 atendimentos conforme seu tempo de atendimento. Conclusões: Constatou-se que o perfil de atendimento realizado nas Unidades foi de maior número de consultas de classificação verdes e amarelas, diferentemente do que é preconizado pela Política Nacional de Urgência e Emergência. Ademais, verificou-se discrepâncias no tempo alvo estabelecido pelo Protocolo e no tempo de atendimento de cada paciente das UPAs.

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Publicado

2019-12-03

Edição

Seção

Saúde e Biológicas