PERFIL DE ATENDIMENTO EM UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO EM UM MUNICÍPIO DO OESTE DO PARANÁ
Resumo
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) foram criadas em 2003 pelo Ministério da Saúde na Política Nacional de Urgência e Emergência. Com essa criação fez-se necessária a adoção de protocolos de atendimento realizados pelas UPAs em todo Brasil, nos quais foram estabelecidas normas de acordo com a Portaria n°10, a qual prevê regras para o funcionamento das unidades de Emergência no Brasil. O código mais utilizado e que será, também, alvo de estudo é o Protocolo de Manchester. Objetivo: Avaliar o perfil de atendimento realizado pelas Unidades de Pronto Atendimento da cidade de Cascavel-PR. Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo de corte transversal, realizado com dados retirados do sistema IPM utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel-PR, que foram atendidas nas UPAs no período de Janeiro de 2017 até Dezembro de 2017. Resultados: Foram analisados 177.465 atendimentos realizados e separados conforme a classificação de risco de acordo com o protocolo de Manchester nas 3 UPAs do município. E, também, foram verificados 131.669 atendimentos conforme seu tempo de atendimento. Conclusões: Constatou-se que o perfil de atendimento realizado nas Unidades foi de maior número de consultas de classificação verdes e amarelas, diferentemente do que é preconizado pela Política Nacional de Urgência e Emergência. Ademais, verificou-se discrepâncias no tempo alvo estabelecido pelo Protocolo e no tempo de atendimento de cada paciente das UPAs.