REFLEXÕES SOBRE LINGUAGEM ESCRITA DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA LEVE
Resumo
O presente artigo tem como objetivo provocar reflexões sobre a linguagem em registro escrito de alunos com Transtorno do Espectro Autista (doravante, TEA leve). O interesse pelo tema se dá, sobretudo, por conta de que, mesmo depois de muita publicação sobre o assunto, ainda sentem-se muitas preocupações por parte dos educadores. Ponderando que a maior parte das propostas de ensino de escrita escolar fundamenta-se exclusivamente numa perspectiva metalinguística, despreocupadas com a forma em que os textos se articulam, este artigo, visa à proposição de reflexões sobre a escrita de alunos com TEA leve. Visto que a Educação Inclusiva traz muitas dúvidas, pretende-se por meio de pesquisa bibliográfica, analisar conceitos sobre linguagem, características do TEA, as leis que amparam a Educação. A análise tem como base o conceito bakhtiniano de enunciado (BAKHTIN, 1992[1979]). O artigo também ancora-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, estabelecida por Vigotski (1989).