ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS PÓS GRADUANDOS NO ÂMBITO LATO SENSU

Autores

Resumo

O presente estudo tem como objetivo conhecer a percepção de enfermeiros pós-graduandos em relação ao ensino da segurança do paciente durante a graduação. Os participantes do estudo foram estudantes do curso de especialização em enfermagem em pediatria e cuidados intensivos neonatais de uma instituição de ensino superior de Curitiba, no Paraná do curso. Realizou-se a pesquisa por meio de um questionário com questões abertas e as informações advindas da entrevista passaram pela técnica de análise de conteúdo de Minayo. Desta análise, emergiram três categorias: Ensino da qualidade e segurança ao paciente, Conhecimento sobre as metas internacionais de segurança, Currículo de formação profissional e especialização,  as unidades de contexto contemplaram os temas definidos a partir da análise de cada questão respondida pelos participantes. Os resultados expressaram a necessidade de maior inserção do tema segurança do paciente nos currículos de formação profissional, para que ocorra um ensino contextualizado, priorizando aprendizagens significativas em relação a este tema e preparando os profissionais para prestar assistência de qualidade aos pacientes.

Biografia do Autor

Maria Rosa Machado Prado, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Farmácia Bioquímica e Indústria pela PUCPR, mestre em Tecnologia de Alimentos UFPR e Doutora em Engenharia de Bioprocesso  e BIotecnologia UFPR. Professora e orientadora no programa de mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe.

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Publicado

2020-07-20