EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: PANORAMA E DESAFIOS DE HOSPITAIS DE ENSINO NO ESTADO DO PARANÁ
Resumo
A Educação Permanente em Saúde tem como objetivo promover mudanças nos processos de formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde, problematizando a realidade do trabalho. Este estudo objetivou conhecer a implementação da Politica Nacional de Educação Permanente em Saúde - PNEPS - nos Hospitais de Ensino no Estado do Paraná. Como método, utilizou-se um estudo descritivo/exploratório, com abordagem quantitativa aplicando-se um questionário enviado via Google Forms para 14 hospitais de ensino no estado. Oito participantes responderam e identificou-se que apesar da PNEPS ter sido implantada em 2004, poucos hospitais de ensino possuem um programa de EP estruturado com um projeto pedagógico, baseado em diretrizes que a política sugere, pouca participação multiprofissional , descentralizada, está focada no processo de trabalho, e há utilização de metodologias ativas. Concluiu-se que os Programas de Educação Permanente dos hospitais de ensino apresentam um panorama tímido, de pouca expressividade, deparando-se com desafios significativos para sua implementação.