EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: PANORAMA E DESAFIOS DE HOSPITAIS DE ENSINO NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

Resumo

A Educação Permanente em Saúde tem como objetivo promover mudanças nos processos de formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde, problematizando a realidade do trabalho. Este estudo objetivou conhecer a implementação da Politica Nacional de Educação Permanente em Saúde  - PNEPS - nos Hospitais de Ensino no Estado do Paraná. Como método, utilizou-se um estudo descritivo/exploratório, com abordagem quantitativa aplicando-se um questionário enviado via Google Forms para 14 hospitais de ensino no estado. Oito participantes responderam e identificou-se que apesar da PNEPS ter sido implantada em 2004, poucos hospitais de ensino possuem um programa de EP estruturado com um projeto pedagógico, baseado em diretrizes que a política sugere, pouca participação multiprofissional , descentralizada, está focada no processo de trabalho, e há utilização de metodologias ativas. Concluiu-se que os Programas de Educação Permanente dos hospitais de ensino apresentam um panorama tímido, de pouca expressividade, deparando-se com  desafios significativos para sua  implementação.

Biografia do Autor

Elaine Rossi Ribeiro, Faculdades Pequeno Príncipe

Docente pesquisadora do programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde

Fabiane Frigotto de Barros, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira, mestranda no Programa de Ensino nas Ciencias da Saúde - FPP

Mariely Carmelina Bernardi Fornari, Fundação Hospitalar São Lucas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem e coordenadora do Setor de Gestão da Qualidade da Fundação Hospitalar São Lucas

Vanessa Engelage Farias, CENTRO UNIVERSITÁRIO FAG

Enfermeira, mestre em Enino nas Ciências da Saúde, docente da FAG.

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Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Saúde e Biológicas