RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO, ATITUDES, ESCOLARIDADE E HEMOGLOBINA GLICADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2
Resumo
INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus tipo 2 é uma desordem metabólica complexa e crônica e se deve à interação entre múltiplos fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Comportamentos adequados, como a adoção de dieta balanceada, prática de atividades físicas e administração correta do tratamento medicamentoso são essenciais para o controle da doença e para a prevenção de complicações crônicas. Para que isso ocorra é essencial que o diabético tenha bom conhecimento acerca da doença e de seus tratamentos, além das atitudes adequadas para a manutenção da saúde. OBJETIVO: avaliar o conhecimento e a atitude dos pacientes diabéticos em relação à sua saúde e doença, por meio dos questionários autoaplicáveis DKN-A e ATT-19 e relacioná-los com a escolaridade, com o tempo de diagnóstico e com a hemoglobina glicada. METODOLOGIA: trata-se de um estudo transversal e quantitativo, realizado com os pacientes portadores de DM 2 de Unidades de Saúde da Família de Cascavel - PR. Os resultados foram obtidos por meio de entrevista dirigida. RESULTADOS: Foram entrevistados 47 pessoas. A média de idade foi de 62,87±11,06 anos, aproximadamente a metade dos participantes apresentavam apenas o ensino fundamental incompleto (48,94%) e somente 4,26% tinham ensino superior completo. A média da HbA1c foi de 7,83±1,98, a de conhecimento foi 8,15±3,2 e a de atitudes foi 53,6±9,18. CONCLUSÃO: apesar da maioria dos entrevistados apresentarem conhecimento acerca do Diabetes Mellitus tipo 2, suas atitudes foram majoritariamente negativas para o enfrentamento da doença. Percebe-se assim, que o país necessita de melhores medidas educativas para aumentar os conhecimentos e principalmente o autocuidado e o enfrentamento em relação à doença, diminuindo os níveis de HbA1c e as taxas de complicações do diabetes.