NARRATIVAS GRÁFICAS DE CRIANÇAS COM PROBLEMAS MENTAIS SOBRE UMA FAMÍLIA

Autores

  • Marcos Venício Esper

Resumo

A criança se expressa de maneira pluralizada, de maneira verbal e não-verbal, onde os desenhos assumem, em especial, um método adequado de interpretação. Vários pesquisadores dedicaram ao estudo do desenho infantil, entretanto, é incipiente temas específicos para a interpretação de desenhos de crianças com problemas mentais ou deficiências múltiplas. Através das narrativas gráficas pretendeu-se focar na compreensão do olhar da criança e a família. Os desenhos das crianças são parte da oficina Café & Prosa, realizada numa escola de atendimento especializado. Obtiveram-se, através da interpretação das narrativas gráficas, temas sobre a presença e ausência da mãe ou do pai; a substituição do pai por avós, tios, namorados da mãe; animais de estimação. Todos os desenhos apresentados foram confeccionados por crianças com algum problema de ordem mental ou deficiência em seu desenvolvimento e em fases distintas. É fato que as crianças, sejam “normais” ou portadoras de algum transtorno ou deficiência, conseguem expressar e narrar, graficamente, suas histórias e seus contextos particulares. Criar narrativas gráficas poetiza o dia a dia, ressignificam as atividades diárias, incorporam novos significados e sentidos para a vida.

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Publicado

2019-08-30

Edição

Seção

Sociais e Humanidades