ESTUDO DO PERFIL ESTILO DE VIDA INDIVIDUAL DE ESTUDANTES DE PROEJA E SUA ASSOCIAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS PESSOAIS E SOCIOECONOMICAS

Autores

  • Roseli de Souza Martins
  • Guilherme Henrique Martins
  • Maria Eloiza Fiorese Prates

Resumo

Introdução: Saúde, qualidade e estilo de vida tem sido alvo de pesquisas nos mais diversos ambientes, inclusive o escolar. Neste contexto, o estilo de vida de vida de estudantes das mais diversas modalidades devem ser observados, para se diagnosticar a rotina dos mesmos e suas características. Objetivo: o objetivo deste estudo descritivo-exploratório foi analisar o perfil de estilo de vida individual de estudantes de ensino médio participantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade EJA, de uma instituição de ensino pública do noroeste do Paraná. Métodos: Os sujeitos foram avaliados através de dois instrumentos, após terem sua participação solicitada e consentida. Para identificar o estilo de vida, utilizou-se o Questionário de Perfil de Individual de Estilo de vida e o Critério de Classificação Econômica do Brasil para determinar o perfil socioeconômico. Para a análise estatística dos dados foi utilizada estatística descritiva (mediana, frequência absoluta e relativa), o teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov e o teste de associação Qui-Quadrado. O nível de significância adotado foi de p≤0,05. Resultados: Os resultados indicaram que não houve diferenças significativas, o que demonstra que as variáveis sócio-demográficas e níveis socioeconômicos, para este grupo, não interferem diretamente nos hábitos adotados nos diferentes componentes de estilo de vida estudados; Dos componentes avaliados, o relacionamentos foi o melhor observado, enquanto que o comportamento preventivo, o pior. Conclusões: De modo geral, o estilo de vida dos estudantes do PROEJA necessita de auxílio de profissionais de saúde especializados, principalmente no que diz respeito a comportamento preventivo.

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Publicado

2016-12-07

Edição

Seção

Sociais e Humanidades