ESTUDO DA NEUROARQUITETURA EM AMBIENTE CORPORATIVO

Autores

  • MADEIRA, Mariana1 OLDONI, Sirlei Maria2 SCHNEIDER, Luciana Sória3

Resumo

RESUMO
Este artigo dá continuidade a pesquisas já elaboradas por Madeira e Oldoni (2021). Insere-se na linha de pesquisa
denominada Arquitetura e Urbanismo e no grupo de pesquisa intitulado Teoria da Arquitetura. O objetivo da investigação
foi compreender a relação entre as características do espaço (cores, conforto térmico, conforto lumínico, conforto acústico,
ergonomia, layout do mobiliário e elementos naturais) e as sensações que o espaço de um ambiente corporativo transmite
aos usuários. Para obtenção dos resultados, foram realizadas pesquisas bibliográficas, levantamentos do espaço físico da
empresa, registros fotográficos e a aplicação dos questionários impressos aos colaboradores. A partir desses elementos,
foi possível identificar que os setores da empresa causam sensações negativas, positivas e, em alguns, nenhuma (sensação
considerada neutra). Os ambientes que mais causa sensação de bem-estar são os ambientes externos juntamente com a
vegetação e com a capela. Os dados reforçam que o ambiente construído influencia na qualidade de trabalho e que, com
a aplicação da neuroarquitetura nos ambientes corporativos, é possível desenvolver espaços saudáveis e sensoriais que
ativam emoções, reduzem o estresse e contribuem com a produtividade
PALAVRAS-CHAVE: Neuroarquitetura. Ambientes Corporativos. Sensações.

Downloads

Publicado

2023-11-21