A ARQUITETURA SENSORIAL E O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: UM ESTUDO DO CONJUNTO RIVIERA EM CASCAVEL (PR)

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Resumo

O presente artigo dá continuidade a pesquisas já elaboradas por Sartoretto e Oldoni (2021). Insere-se na linha de pesquisa Arquitetura e Urbanismo (AU) do grupo Teoria da Arquitetura (TAR). Trata a respeito das questões que interferem na qualidade das habitações de interesse social produzidas por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Como problema norteador, indagou-se quais são os fatores condicionantes que tornam as casas do programa Minha Casa Minha Vida, em sua maioria, inadequadas aos usuários. Essa problematização admite que a arquitetura é capaz de provocar sensações diversas e, por meio dela, é possível transmitir mensagens, estudadas por meio da fenomenologia, que consiste na análise da percepção e do conjunto de elementos que promovem uma experiência aos sentidos humanos. O estudo foi desenvolvido por meio de fontes bibliográficas, além de estudo de caso, com a realização de entrevista juntamente e levantamento de dados in loco. As reflexões fundamentam-se nos conceitos de arquitetura e urbanismo, habitação social, arquitetura sensorial e fenomenológica e abordagens de análise perceptível. A compreensão da arquitetura de interesse social, ao longo do tempo, possibilita o entendimento de como ocorreu o seu surgimento e as diversas transformações ocorridas com o passar dos anos. Assim sendo, o presente trabalho apresenta as características que tornam as habitações de interesse social inadequadas aos seus usuários, demonstrando a importância da arquitetura no bem-estar físico e psicológico das pessoas.

Biografia do Autor

Sirlei Maria Oldoni, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Assis Gurgacz. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá - UEM e Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016); Especialista em em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário FAG (2015); Especialista em educação moderna: metodologias, tendência e foco no aluno pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2020); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário FAG (2013). Atua em temas com ênfase em história e teoria da arquitetura do urbanismo e educação moderna.

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Publicado

2021-12-03